domingo, 7 de agosto de 2011

Gostar de Literatura

  Gostar de Literatura  

O estudo da Literatura compreende muito mais que abordar as escolas literárias; é fazer com que  os alunos analisem os textos, sua linguagem sob uma visão crítica da sociedade, histórica cultura de uma  época.
   A literatura deve promover alunos habilidade que lhes permitam ter produtivamente os textos literários, para que tenham a noção de que tipo de texto é esse. Através  do estudo da literatura, ter contato com os mais variados gêneros de texto , e que apresentam  finalidades diferentes , ou seja, fazem do aluno  o leitor  não  apenas um receptor da mensagem, mas também um agente construtor ativo de sentidos.
   Gostar de ler literatura é um processo: exige desenvolver familiaridade com a arte da palavra.      Quando se lê um texto literário, inicia-se uma conversa ente o leitor e esse  texto. E a leitura se transforma em um jogo: surgem perguntas que o leitor faz e que o texto via respondendo. A primeira condição para alguém gostar de literatura é conhecer bem a língua em que o texto literário está escrito.

ALE     

Nenhum comentário:

Postar um comentário